top of page

Dúvidas

Olá!

Eu sei que perguntar as coisas dá muito trabalho.
Eu sinto uma preguiça...

E também amo quando está tudo mastigadinho!

Por isso, reuni as principais dúvidas que rondam vossas cabeças...
...Não!! A Terra é redonda! kkk

Eu tô falando das outras perguntas, as que tem a ver com as minhas artes!! (:

Segue a lista:

Técnicas

O que são as técnicas de pintura?

Existem diferentes materiais, especialmente, alguns tipos de tinta para elaboração de peças artísticas. Já que existem essas variações, existem maneiras diferentes de usá-los, pois cada material tem um protocolo específico. Quando observamos materiais diferentes, também percebemos que é possível atingir efeitos muito particulares ou muito semelhantes, a depender da destreza.
Alguns artistas são altamente especializados na aplicação de determinadas técnicas/materiais.

Muitas vezes, eu cito a pintura a óleo, que usa tinta a óleo. Mas também cito a pintura acrílica, que usa a tinta acrílica, ou a pintura em aquarela, que usa, adivinha, a tinta aquarela! Rs

Enfim, eu sempre deixo claro que sei de tudo um pouco, um pouco de tudo.
 

O importante é que não existe muita regra quando você quer criar algo.

Você pode ser um artista multitécnicas!

Você pode quem sabe, misturar tudo em uma peça só.

Vale muito experimentar... Isso faz parte do processo de criar. 


Para inovar, não é preciso ser altamente especializado, você precisa estar aberto a descobrir o novo!

Tintas

Tinta a óleo:

É uma tinta à base de óleo, ou seja, se dilui em óleo e é hidrofóbica. Falando de maneira simples, eu adoro trabalhar com ela por causa da opacidade e do tempo de secagem! Depende muito da quantidade de diluente que usamos, mas sempre é preciso ter uma certa paciência até ela secar completamente, e isso que permite correções ao longo do processo de criação.  No fim, usamos vernizes para proteger as peças de oxidações.

 

Tinta acrílica:

É uma tinta à base de água, sendo assim, diluímos com água mesmo. Ela possui um aspecto brilhante, semelhante a um plástico quando seca, o que ocorre rapidamente. Sua cobertura é mais translúcida, mas varia entre marcas e cores. Ela é ótima para murais, trabalhos instantâneos e causa efeitos variados, a depender das camadas e diluição. Quando seca, ela fica impermeável, então dispensa vernizes.

 

Tinta aquarela:

É uma tinta à base de água, diluída em água. Possui aspecto aquoso e permite trabalhos bem delicados. Normalmente, ela é aplicada em papéis e deve-se evitar o contato com umidade após a finalização.

 

Tinta guache:

Também é uma tinta à base de água. Oferece ótima cobertura e opacidade. Ela tem uma fácil lavagem, isso com certeza é um ponto positivo, mas acaba sendo um estereótipo negativo para quem a conhece como "tinta de trabalhos escolares" ou "para pinturas infantis".

 

Caneta Nankin: 

São canetas de carga com tinta Nankin, uma tinta de origem oriental (descobri há pouco tempo!). Elas são bem interessantes para realização de contornos em trabalhos que levam tinta à base de água porque, após a secagem, essas canetas não mancham nadinha. Com diferentes espessuras de ponta, esse tipo de ferramenta permite ótimo acabamento em ilustrações!

Caneta Pintor ou Posca:

São as queridinhas. São canetas carregadas com tinta acrílica, em consistência mais fluida. Também oferecem diferentes espessuras de ponta, mas acabam descamando os papeis, por isso, são mais usadas em paredes, tecidos e telas! Superfícies variadas.  
 

Característica da superfície

Papel 

Material: 

Celulose de madeira (principal)

Tamanho:

A2 - 59,4 x 42

A3 - 42 x 29,7

A4 - 29,7 x 21

(que eu mais uso)

Gramatura:

é o peso do papel. Entende-se que, quanto mais pesado, mais espesso é.

Textura:

papeis mais espessos costumam ter opções de textura. Muitas vezes, esses relevos também contribuem no resultado final da arte.

 

 

Tecido/Telas (tecido preparado)

Tamanho

As telas e outras superfícies são ofertadas em metragem que o artista desejar produzir a arte.

Qual é a diferença de telas para painéis?

Essa dúvida é importante. As telas possuem profundidade de, em média, 2 cm. Já os paineis, eles são mais profundos, grossos lateralmente. Isso significa que são mais robustos e pesados. Essa diferença, inclusive, pode ser determinante na escolha de pôr ou não pôr uma moldura.

O que é um chassi?

Toda tela pronta tem um chassi, que é a estrutura de madeira, que sustenta e apoia o tecido pintado. O chassi pode ou não ser incluído numa venda de obra de arte, varia de acordo com o artista. O problema é que o envio de uma obra já montada (grande em metro e pesada em kg) influencia demais no frete, seja pelos Correios ou transportadoras. Sendo assim, é mais vantajosa a comercialização do tecido pintado, enviado em tubos, para posterior armação. 

Envios

Gratuidade: apenas para retirada no ateliê.

Todo Brasil: tarifa tabelada dos Correios de acordo com o peso da compra.

EUA: tarifa fixa.

Demais países: ainda não disponível.

©2020 by Artist Talita. Proudly created with Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page